Área de Projecto de Informática

Este blog funciona como um "diário de bordo", que me acompanha no projecto do meu grupo: a produção de um filme de animação! :)*

7 de dezembro de 2007

Visita ao ISEP

Tardou... mas não falhou! Depois de duas semanas, aqui está a reflexão da visita ao ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto).



Saímos da escolha de manha, logo na primeira hora, o que não estávamos à espera.
Quando lá chegamos, depois de uma viagem de metro, dirigimo-nos para uma sala onde nos explicaram o porquê da Semana Aberta do ISEP, em que âmbito se realizou, e o que tinha para mostrar. Ofereceram-nos aí uma pasta com um tapete de rato, uma caneta, um porta-chaves, um chocolatinho e ainda um sumo.

Depois disso, fomos encaminhados para a secção da Química onde nos mostraram umas experiências sobre tratamento de resíduos, oxidação de metais, processos de formação de cores tecnologicamente, e também aprendemos como é feito o vinho.. Como eu e a Joana éramos as únicas almas de Humanidades, aquilo era para nós deveras... aborrecido! Mas lá prosseguimos. Desta feita, fomos ver umas demonstrações de uma espécie de linhas de montagem, com várias tarefas sequenciadas, e também uma maquete sobre domótica.

Depois disto, fomos almoçar. A comida na cantina não era nada má, e depois de um agradável almoço, estivemos a fazer tempo enquanto não chegava a hora da continuação da visita. Fui com Joana visitar a Tenda com as demonstrações, e, no caminho, vi algo que me chamou a atenção. Um cartaz de uma empresa que estava a publicitar cursos de informática, nomeadamente de Flash. Já em casa, fui ao site ver do que se tratava, e de facto o curso era genial: tratava todo o programa Flash desde as bases até o mais complexo, eram três horas por semana, terminando algures em Dezembro. Seria óptimo, pois já começaria o2º período a dominar o programa. No entanto havia dois inconvenientes: o primeiro era o preço, que era um pouco elevado (cerca de 25oeuros), depois, o curso começava exactamente nesse dia, logo, já haviam finalizado as inscrições. Como é óbvio, fiquei um pouco desanimada.... :( Mas voltando à visita ao ISEP... Na tenda, vimos várias experiências, algumas delas, bastante interessantes. Confesso que as que gostei mais foram experiências no âmbito da Física: por exemplo, duas listas de telefone entrelaçadas, ou sejas páginas de uma entre as páginas da outra (uma a uma), são impossíveis de separar. Pensaria-se que seria só puxar, mas não: a força de atrito impede que se consigam separar as duas listas. Outra experiência muito interessante foi constatar que o ser humano é capaz de passar a energia eléctrica. O rapaz que estava a demonstrar colocou o dedo num pólo, e pediu para eu colocar no outro. Depois, demos todos as mãos, e constatamos que a corrente eléctrica passava por nós, e acendemos uma luz numa bolinha! As outras experiências eram também curiosas (um robot a dançar, aviões detectores de incêndios, etc), mas estas foram as que preferi. Depois, dirigimo-nos para uma sala onde fizemos um teste de conhecimentos informáticos. Em 30 perguntas, errei 6, o que não é muito mau! Depois disso, ainda nessa sala, deram-nos umas bases (mesmo básicas) de html. No entanto, visto que utilizamos um programa que permite a visualização do site em formato gráfico, penso que não vai ser necessário a utilização de códigos. Por fim, fomos visitar uma sala com pcs antigos e outros materiais, para observarmos a evolução da Informática. Depois disso, decidimos não ir desmontar os pcs, uma vez que já era um pouco tarde, e que constatamos que depois de desmontar, era necessário montar... Assim, achamos por bem não arriscar... Fomos então lanchar, trocar impressões, conversar de projectos de vida... Depois desse momentinho agradável, fomos para o metro para ir embora. Eu e a Joana partimos mais cedo, uma vez que os restantes ainda foram conhecer o Shopping que existe mesmo à frente do ISEP. Mas, facto estranho, acabaram por chegar pouco tempo depois de nós à Trindade, pelo que viemos juntos no mesmo metro. E assim foi a nossa visita, com uma viagem bem agradável de regresso a comer chocolate do Continente.. :)




1 Comment:

Joana said...

ai que chocolatinho bom.
foi um dia engraçadito mas as experiências deveras...aborrecidas.
não tinha nada para gente de humanidades e eu vou processá-los, até parece discriminação.
gostei da companhia e foi giro sair da escola, para variar.
bom natal e boa passagem de ano...